Antes de falarmos sobre a eficácia dos canabinoides para dores de cabeça, é importante entendermos suas possíveis causas.

Estudos indicam que a enxaqueca é causada pela redução de anandamida no líquido cefalorraquidiano (cérebro espinhal).  Muitas pessoas acabam se automedicando, e utilizando medicamentos desenfreadas, em busca de minimizar os sintomas, mas acabam esquecendo de tratar a doença em si e podendo colocar sua saúde em risco.

Artigos revelam que o sistema endocanabinoide pode ser assertivo para o tratamento da enxaqueca, isso se dar por conta dos mecanismos de ação que foram examinados e mostraram efeitos serotonérgicos e dopaminérgicos, além de proporcionar efeitos anti-inflamatórios.

A ação do THC afeta a serotonina e a dopamina, inibindo a liberação de serotonina das plaquetas, estimulando as sínteses de 5-HT e modulando a homeostase dopaminérgica, apoiando a eficácia dos agonistas da serotonina, como os triptanos (fármacos à base de triptamina usados no tratamento de enxaquecas).

O canabidiol tem se mostrado cada vez mais importante para o tratamento, diminuindo a frequência das dores quando comparado aos efeitos dos remédios alopáticos, além de reduzir os possíveis efeitos adversos, sem possíveis efeitos colaterais a longo prazo.

Um estudo que teve 127 participantes, recebendo cada uma dose de 200mg diárias ao longo de três meses tiveram redução de cerca de 55% nos relatos de dor em comparação aos remédios convencionais. São resultados animadores e que evidenciam os benefícios do canabidiol para enxaqueca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close