O que é?

O Penepin é um medicamento utilizado para o tratamento de alergias, principalmente em casos de choque anafilático. Produzido pelo laboratório LAB VEM ILAÇ, possui duas versões autoinjetáveis: Penepin JR 0,15mg/0,3ml e o Penepin 0,3mf/0,3ml.

Para que se usa o medicamento?

A anafilaxia é uma reação alérgica grave que se traduz através do inchaço da garganta ou da língua, urticária e dificuldade para respirar. Quando isso acontece, a vida está em grande em risco. E o tempo é crítico.

Autoinjetor de epinefrina, como também é conhecida, é um medicamento a base de adrenalina que ajuda pacientes com histórico de anafilaxia parando reações alérgicas rapidamente dando tempo para obter ajuda médica necessária.

Como se usa o medicamento?

A epinefrina é um dos medicamentos mais importantes no tratamento do choque anafilático. Para facilitar o tratamento, o produto é aplicado através de dispositivos capazes de auto aplicação. A forma autoinjetável é a apresentação mais adequada para pessoas que não possuem familiaridade com agulhas e injeções.

Como funciona o medicamento?

O modo de uso da epinefrina deve ser feito de acordo com as indicações do médico que receitou o uso deste medicamento, no entanto, para usar geralmente deve-se seguir os seguintes passos:

– Retirar a caneta de epinefrina do interior do estojo;

– Remover a trava de segurança;

– Agarrar a caneta com uma mão;

– Pressionar a ponta da caneta contra o músculo da coxa até ouvir um pequeno clique;

– Esperar entre 5 a 10 segundos antes de retirar a caneta da pele.

O efeito da adrenalina é muito rápido, por isso, se o paciente não sentir melhora em menos de 1 minuto, pode-se repetir a dose, utilizando outra caneta. Caso não exista outra caneta disponível, deve-se chamar imediatamente uma ambulância ou levar a pessoa no hospital.

Como o medicamento foi estudado (testes)?

A dose usual para adultos é de 0,3-0,5mg de uma solução administrada por via intramuscular a cada 10-20 minutos ou quando necessário. A dose para crianças é de 0,01mg/kg até o máximo de 0,3mg intramuscular a cada 5-30 minutos se necessário. Doses menores, como 0,1 mg a 0,2mg administradas quando necessário, são usualmente adequadas para tratar anafilaxia leve, muitas vezes associada ao teste cutâneo alérgico ou imunoterapia.

Benefícios do medicamento

A epinefrina está indicada para o tratamento de situações de emergência de reações alérgicas graves ou anafilaxia provocadas por amendoins ou outros alimentos, medicamentos, picadas ou mordeduras de insetos, e outros alergênicos.

Qual o risco associado ao medicamento

A aplicação da epinefrina pode causar alguns efeitos secundários como:  aumento da frequência cardíaca, a sudorese mais forte ou batimentos cardíacos irregulares, náuseas e vômitos, dificuldade respiratória, palidez, tontura, fraqueza ou tremores, dor de cabeça, apreensão, nervosismo ou ansiedade. Estes efeitos secundários geralmente desaparecem rapidamente, especialmente ao descansar. Se o indivíduo tiver pressão arterial alta ou hipertireoidismo, efeitos secundários podem ser mais graves ou mais duradouro. Caso tenha uma doença cardíaca, pode ocorrer dor no peito (angina). Se possui diabetes, os níveis de açúcar no sangue podem aumentar após o uso. Caso haja doença de Parkinson, os sintomas podem temporariamente piorar.

Porque o medicamento foi aprovado

Em 2008, a FDA permitiu que a epinefrina em caneta fosse vendida a pessoas que tivessem o risco de um choque anafilático. Antes, o produto só podia ser vendido a quem tivesse exames que comprovassem resposta anafilática. Isso ampliou o público alvo imensamente – qualquer alérgico pode ter risco, mesmo se sua aversão a alguma substância for branda.

Em 2010, a FDA determinou que os pacientes recebessem prescrição de duas doses de 0,3 mg, em vez de apenas uma. É uma medida de segurança. Se em 15 minutos depois de receber a injeção de adrenalina o paciente não sair do choque, deve-se dar outra dose.

Confira no nosso canal a aplicação do Penepin clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=_n9UIjZVZSE

Para saber mais sobre o processo de importação de medicamentos entre em contato conosco.

Fonte:

http://www.vemilac.com/vem-ilac-penepin-0-3-mg-0-3-ml-oto-enjektor

http://www.vemilac.com/vem-ilac-penepin-0-15-mg-0-3-ml-oto-enjektor

http://www.anafilaxiabrasil.com.br/area-medica

https://www.tuasaude.com/epinefrina-adrenalina/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close