A dor é gerada quando o cérebro recebe a informação do dano. Isso é possível graças ao fato de que as células nervosas que formam os nervos periféricos se conectam aos neurônios da medula espinhal. Por sua vez, esses neurônios enviam impulsos que atingem várias estruturas do cérebro até chegar ao córtex, onde é gerada a sensação de dor.

Presente em todos os seres humanos, o sistema endocanabinoide atua promovendo a homeostase, ou seja, atua na regulação de todos os sistemas que envolvem o corpo humano, possuímos 2 receptores endógenos, CB1 e CB2, que tem a função de receber as informações. Os receptores CB1 estão presentes em todo o corpo, grande maioria no Sistema Nervoso Central ligado principalmente ao cérebro, melhorando a memória e sendo muito eficiente em doenças neurológicas. Já os receptores CB2 estão presentes no Sistema Imunológico, Periférico e nas áreas como braços e pernas.

O óleo de cannabis completo, conhecido como full spectrum, é uma combinação de fitocanabinóides, terpenos e uma série de flavonoides, proteínas, fenóis, esteróis e ésteres. Pesquisas indicam que o THC age melhor e, de uma forma muito mais natural, com menos efeitos colaterais quando o CBD e terpenos estão presentes. O canabidiol pode diminuir o metabolismo hepático do THC, reduzindo assim as alterações psicóticas, os sinais e sintomas de ansiedade, sendo muito utilizado no desenvolvimento de medicamentos à base de cannabis.  Este efeito sinérgico é conhecido como efeito entourage, a partir dele é possível potencializar o efeito dos fitocanabinoides.

Estudos indicam haver um sinergismo farmacológico entre substâncias canabinoides e opioides, esse fenômeno pode potencializar os efeitos analgésicos de ambas, reduzindo assim as doses utilizadas, sem prejuízo do efeito terapêutico, além de diminuir de maneira significativa os seus efeitos adversos.

Para tratamento da dor é recomendado a utilização do full spectrum, não só pelo efeito entourage gerado pela interação dos fitocanabinoides, mas também pelo THC possuir maior afinidade com os receptores CB2, sendo possível atuar de uma forma ampla, tratando não só as áreas mais periféricas, onde se concentram a maior parte das dores, mas também problemas relacionados ao sistema nervoso central. Através de mecanismos mediados pelos receptores CB1 e CB2, o Sistema endocanabinoide tem papel importante na dor, principalmente em processos inflamatórios e no fenômeno da hiperalgesia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close