O abuso de substância se dá quando consumimos alguma droga em excesso. Este excesso acontece devido a ativação do “sistema de recompensa”, que libera substâncias em nosso cérebro responsáveis pelas sensações de prazer. Ao utilizar uma droga, o Sistema de Recompensa é ativado e produz as sensações de prazer muito mais rápido do que em situações comuns, como a sensação…

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado pelo déficit de comunicação e interação social, além de problemas comportamentais. Tais sinais auxiliam a caracterizar o Autismo entre “leve”, “médio” ou “grave”. O termo “Espectro” é utilizado pelo fato deste transtorno não abranger apenas um tipo, mas vários. Em alguns tipos de Autismo, podem haver comorbidades (condições associadas) como a Epilepsia…

Um dos problemas mais comuns, entre jovens e adolescentes, é a acne. Tal condição ocorre pela obstrução dos poros, causada pela oleosidade da pele e células mortas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a acne – popularmente conhecida pelas espinhas e cravos – é resultado de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos polissebáceos. Já é…

Primeiramente cabe ressaltar o que é a endometriose... Embora seja considerada uma doença relativamente nova, os primeiros sintomas registrados de endometriose remontam ao Egito antigo. É causada por um crescimento anormal do tecido endometrial, que reveste o útero. Quando o tecido cresce fora do útero e se liga a outros órgãos, o corpo detecta essa substância estranha e a ataca, desencadeando uma resposta…

Presente em todos os seres humanos, o Sistema Endocanabinóide atua como um sistema de sinalização endógena, que atua sob demanda, promovendo a homeostase, ou seja, a regulação de todos os sistemas que envolvem o corpo humano. Os principais Endocanabinóides, naturalmente produzidos pelo corpo, mais estudados até o momento são: Anandamida e 2-Araquidonilglicerol (2AG). O termo “Ananda” é oriundo do Sânscrito…

A artrite é uma inflamação de uma ou mais articulações, causando rigidez e dor nos tecidos que as envolvem. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, mais de 54 milhões de adultos tem alguma forma de artrite e cerca de 32 milhões desses, estão em idade para trabalhar. Curiosidade: É importante notar que a…

As soluções ou suspensões tratam-se de medicamentos com forma farmacêutica prática, de utilização aparentemente fácil e descomplicada, mas atenção ela pode esconder problemas e cuidados que, se não seguidos   e que podem levar facilmente a intoxicação medicamentosa ou mesmo a completa inutilização do seu consumo e efeito terapêutico. Embora possa parecer “frescura”, a maneira pela qual você segura o frasco…

Com latentes notícias rotineiras sobre os possíveis tratamentos da Covid-19, veicularam, principalmente nas redes sociais, notícias que a Cannabis seria uma das prováveis candidatas para a cura do coronavírus. Entretanto, ainda não existem evidências concretas e cientificas que corroborem tal rumor. Neste sentido, o médico Marco Osini, pós-doutorado em mapeamento cerebral e EEG pelo Instituto de Psiquiatria, alerta sobre a…

Caracterizada pela degeneração dos neurônios que continuem a substância nigra do cérebro, a Doença de Parkinson é conhecida por acometer a população entre 40 e 50 anos, começando com tremores leves que vão piorando conforme a doença vai avançando, com o aparecimento de outros sintomas que compromete a mobilidade dos pacientes. Além do tremor, outros sintomas que podem ser citados…

A dor neuropática é conhecida por ser um motivo de grande sofrimento para os pacientes. Causada por uma lesão ou disfunção do Sistema Nervoso Periférico ou Central, que acarreta em dores contínuas, alodínea mecâncica, sensação de choque e queimações. Pacientes com Dor Neuropática, frequentemente apresentam hiperalgesia, em que há uma exacerbação de resposta a estímulos dolorosos. Assim como podem se…

Close