Antes de falarmos sobre a eficácia dos canabinóides para fibromialgia, é importante entendermos um pouco mais sobre essa síndrome. A fibromialgia é caracterizada pela ocorrência de dor generalizada, rigidez e sensibilidade nos músculos, tendões e articulações, fadiga crônica, distúrbios do sono, cefaleia, transtornos comportamentais, ansiedade e depressão. Até o momento não existem testes laboratoriais capazes de detectar a fibromialgia, e…

Antes de falarmos sobre a eficácia dos canabinoides para dores de cabeça, é importante entendermos suas possíveis causas. Estudos indicam que a enxaqueca é causada pela redução de anandamida no líquido cefalorraquidiano (cérebro espinhal).  Muitas pessoas acabam se automedicando, e utilizando medicamentos desenfreadas, em busca de minimizar os sintomas, mas acabam esquecendo de tratar a doença em si e podendo…

Antes de falarmos sobre a eficácia dos canabinoides para depressão, vale entender um pouco mais sobre a depressão e porque é importante atuar no seu enfrentamento, buscando ajuda médica. Um primeiro dado alarmante: o Brasil é o país com o maior número de casos de depressão na América Latina. A depressão é um transtorno afetivo que se caracteriza por uma tristeza intensa…

O termo “câncer” é utilizado para definir mais de 100 tipos diferentes de doenças malignas que tem, por característica comum, o crescimento desordenado de células que podem se dividir de forma agressiva e incontrolável, e invadir órgãos vizinhos ou distantes. Os tipos de câncer podem ser determinados em: Sarcoma – quando partem de tecidos conjuntivos, que são: ossos, músculo ou…

A Comissão de Drogas Narcóticas das Nações Unidas aprovou, na quarta-feira (2/12), que a maconha seja reclassificada para um patamar de substâncias consideradas menos perigosas. A cannabis fazia parte de uma lista que estão substâncias consideradas suscetíveis a abusos e à produção de efeitos danosos e sem capacidade de produzir vantagens terapêuticas. Nessa mesma lista, estão substâncias como a heroína. Por isso,…

O abuso de substância se dá quando consumimos alguma droga em excesso. Este excesso acontece devido a ativação do “sistema de recompensa”, que libera substâncias em nosso cérebro responsáveis pelas sensações de prazer. Ao utilizar uma droga, o Sistema de Recompensa é ativado e produz as sensações de prazer muito mais rápido do que em situações comuns, como a sensação…

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado pelo déficit de comunicação e interação social, além de problemas comportamentais. Tais sinais auxiliam a caracterizar o Autismo entre “leve”, “médio” ou “grave”. O termo “Espectro” é utilizado pelo fato deste transtorno não abranger apenas um tipo, mas vários. Em alguns tipos de Autismo, podem haver comorbidades (condições associadas) como a Epilepsia…

Um dos problemas mais comuns, entre jovens e adolescentes, é a acne. Tal condição ocorre pela obstrução dos poros, causada pela oleosidade da pele e células mortas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a acne – popularmente conhecida pelas espinhas e cravos – é resultado de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos polissebáceos. Já é…

Primeiramente cabe ressaltar o que é a endometriose... Embora seja considerada uma doença relativamente nova, os primeiros sintomas registrados de endometriose remontam ao Egito antigo. É causada por um crescimento anormal do tecido endometrial, que reveste o útero. Quando o tecido cresce fora do útero e se liga a outros órgãos, o corpo detecta essa substância estranha e a ataca, desencadeando uma resposta…

Presente em todos os seres humanos, o Sistema Endocanabinóide atua como um sistema de sinalização endógena, que atua sob demanda, promovendo a homeostase, ou seja, a regulação de todos os sistemas que envolvem o corpo humano. Os principais Endocanabinóides, naturalmente produzidos pelo corpo, mais estudados até o momento são: Anandamida e 2-Araquidonilglicerol (2AG). O termo “Ananda” é oriundo do Sânscrito…

Close