As soluções ou suspensões tratam-se de medicamentos com forma farmacêutica prática, de utilização aparentemente fácil e descomplicada, mas atenção ela pode esconder problemas e cuidados que, se não seguidos   e que podem levar facilmente a intoxicação medicamentosa ou mesmo a completa inutilização do seu consumo e efeito terapêutico.

Embora possa parecer “frescura”, a maneira pela qual você segura o frasco durante o gotejar, poderá afetar de forma significativa o volume da gota, e então a concentração de medicamento ingerido poderá variar bruscamente.

Portanto, duas regras de ouro para garantir a correta concentração do seu medicamento a ser consumido são:

– Sempre agitar bem o frasco antes de qualquer coisa.

– Sempre posicionar o frasco corretamente, conforme indicado na imagem abaixo, de modo a ficar reto e formar um ângulo de 90º com o pulso, na posição vertical, conforme indicado na imagem abaixo.

 

COMO SURGIU ESTA HISTÓRIA?

Segundo a físico-química, 1 ml de água destilada (pura) equivale a 20 gotas em uma determinada temperatura e pressão atmosférica. Por esse motivo, o conta-gotas medicinal oficial, segundo a Farmacopeia Americana, apresenta o diâmetro externo de 3 mm e dispensa 20 gotas de água destilada por mL em uma temperatura de 25ºC, posicionando o conta-gotas perpendicular ao recipiente que receberá a gota.

Sabe-se que nem todos os medicamentos estão imersos somente em água destilada, já que outros ativos são necessários para garantir a estabilidade, sabor, cor, validade e outras propriedades dos medicamentos. Em alguns casos, o próprio princípio ativo altera e muito a densidade e volume de um líquido, alterando assim, o número de gotas que “vão servir” em um mililitro.

E justamente por isso que nem todos os medicamentos em gotas possuem a correspondência de 1 mL equivale a 20 gotas. contudo, todos os medicamentos em gotas precisam especificar em sua bula e/ou embalagem a relação de dosagem de medicamento por volume (mL), e a equivalência do número de gotas e volume (mL).

Dito isso, nós da FarmaUSA, possuímos todos os nossos produtos à base de Cannabis com a dosagem de volume em mL, com seringas dosadoras, pensando sempre na segurança dos nossos pacientes e trazendo mais confiança aos médicos na hora da prescrição da posologia/dosagem dos produtos.

Para toda e qualquer dúvida procure o farmacêutico!

Fonte: https://falecomofarmaceutico.wordpress.com/2016/02/09/cada-gota-importa-20-gotas-nem-sempre-equivalem-a-1ml/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close