O termo “câncer” é utilizado para definir mais de 100 tipos diferentes de doenças malignas que tem, por característica comum, o crescimento desordenado de células que podem se dividir de forma agressiva e incontrolável, e invadir órgãos vizinhos ou distantes. Os tipos de câncer podem ser determinados em: Sarcoma – quando partem de tecidos conjuntivos, que são: ossos, músculo ou…

A Comissão de Drogas Narcóticas das Nações Unidas aprovou, na quarta-feira (2/12), que a maconha seja reclassificada para um patamar de substâncias consideradas menos perigosas. A cannabis fazia parte de uma lista que estão substâncias consideradas suscetíveis a abusos e à produção de efeitos danosos e sem capacidade de produzir vantagens terapêuticas. Nessa mesma lista, estão substâncias como a heroína. Por isso,…

O abuso de substância se dá quando consumimos alguma droga em excesso. Este excesso acontece devido a ativação do “sistema de recompensa”, que libera substâncias em nosso cérebro responsáveis pelas sensações de prazer. Ao utilizar uma droga, o Sistema de Recompensa é ativado e produz as sensações de prazer muito mais rápido do que em situações comuns, como a sensação…

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado pelo déficit de comunicação e interação social, além de problemas comportamentais. Tais sinais auxiliam a caracterizar o Autismo entre “leve”, “médio” ou “grave”. O termo “Espectro” é utilizado pelo fato deste transtorno não abranger apenas um tipo, mas vários. Em alguns tipos de Autismo, podem haver comorbidades (condições associadas) como a Epilepsia…

Um dos problemas mais comuns, entre jovens e adolescentes, é a acne. Tal condição ocorre pela obstrução dos poros, causada pela oleosidade da pele e células mortas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a acne – popularmente conhecida pelas espinhas e cravos – é resultado de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos polissebáceos. Já é…

Primeiramente cabe ressaltar o que é a endometriose... Embora seja considerada uma doença relativamente nova, os primeiros sintomas registrados de endometriose remontam ao Egito antigo. É causada por um crescimento anormal do tecido endometrial, que reveste o útero. Quando o tecido cresce fora do útero e se liga a outros órgãos, o corpo detecta essa substância estranha e a ataca, desencadeando uma resposta…

Presente em todos os seres humanos, o Sistema Endocanabinóide atua como um sistema de sinalização endógena, que atua sob demanda, promovendo a homeostase, ou seja, a regulação de todos os sistemas que envolvem o corpo humano. Os principais Endocanabinóides, naturalmente produzidos pelo corpo, mais estudados até o momento são: Anandamida e 2-Araquidonilglicerol (2AG). O termo “Ananda” é oriundo do Sânscrito…

A artrite é uma inflamação de uma ou mais articulações, causando rigidez e dor nos tecidos que as envolvem. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, mais de 54 milhões de adultos tem alguma forma de artrite e cerca de 32 milhões desses, estão em idade para trabalhar. Curiosidade: É importante notar que a…

As soluções ou suspensões tratam-se de medicamentos com forma farmacêutica prática, de utilização aparentemente fácil e descomplicada, mas atenção ela pode esconder problemas e cuidados que, se não seguidos   e que podem levar facilmente a intoxicação medicamentosa ou mesmo a completa inutilização do seu consumo e efeito terapêutico. Embora possa parecer “frescura”, a maneira pela qual você segura o frasco…

Com latentes notícias rotineiras sobre os possíveis tratamentos da Covid-19, veicularam, principalmente nas redes sociais, notícias que a Cannabis seria uma das prováveis candidatas para a cura do coronavírus. Entretanto, ainda não existem evidências concretas e cientificas que corroborem tal rumor. Neste sentido, o médico Marco Osini, pós-doutorado em mapeamento cerebral e EEG pelo Instituto de Psiquiatria, alerta sobre a…

Close