Se medicamentos há muito incorporados ao cotidiano das práticas de saúde, como a anestesia de dentista, são feitos à base de drogas como a cocaína, por que o canabidiol, extraído da Cannabis sativa, ou maconha, não pode ser usado para tratar pessoas que sofrem de epilepsia, por exemplo? Simples. A carga de preconceito prevalece no conjunto institucional, que engloba uma…

Nos Estados Unidos, a maconha para uso medicinal já foi legalizada em 29 estados – em nove deles, como Califórnia, Nevada e Colorado, o uso da planta já está, inclusive, aprovado para fins recreativos. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou no ano passado o uso de produtos à base de canabidiol apenas para casos medicinais. O que isso…

A Justiça Federal determinou que a União inclua medicamentos já registrados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) à base de Canabidiol (CBD) e Tetraidrocanabinol (THC), substâncias provenientes da planta Cannabis sativa, na lista de fármacos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Eunápolis (BA), e prevê também que…

Existem cuidados que uma pessoa com epilepsia deve ter, é importante que possamos olhar para determinados alimentos e bebidas com mais cuidado do que o normal, afinal não podemos descuidar de absolutamente nada. Por muitas vezes quando temos uma crise precisamos entender quais os gatilhos que fizeram com que ela pudesse acontecer e em grande parte das vezes ele está…

Um estudo conduzido por pesquisadores do Hospital Sírio Libanês e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo mostra que o uso de substâncias extraídas da cannabis pode ajudar em diversos sintomas dos pacientes com câncer. As descobertas foram publicadas no periódico internacional Frontiers em Oncology. Os cientistas estudaram os casos de dois pacientes e utilizaram, além do…

Aconteceu no último domingo (07), na Praça Brasil, em Volta Redonda, a 10ª edição da caminhada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no início do mês.  O evento, realizado pela Associação de Pais e Amigos do Deficiente Mental (APADEM), teve como objetivo levar a informação sobre o autismo à comunidade. “É uma situação que pode acontecer…

A FarmaUSA recebeu em seu stand, durante o I Congresso Paulista da dor, a visita de diversos profissionais da medicina. Michael Oliveira, ortopedista com especialização em dor, comentou com grande entusiasmo a sua satisfação com o trabalho que a FarmaUSA vem realizando. “Estou impressionado com o trabalho de assessoria que a FarmaUsa realiza na viabilização da importação do Canabidiol e…

Os olhos da mãe se angustiavam toda vez que Anny tinha uma convulsão. E eram muitas. Chegaram a ser 60 crises convulsivas por mês. As conquistas adquiridas pela menina em quatro anos de vida, como andar, sorrir, segurar brinquedos, se perderam aos poucos, à medida que as crises se tornavam mais intensas. A esperança veio quando Katiele leu em um…

Doença neurológica bem conhecida, a epilepsia é caracterizada pela comunicação excessiva ou anormal dos impulsos elétricos entre os neurônios, levando às crises epiléticas. Quando não controlada, a condição pode causar lesões irreversíveis no cérebro, acidentes e, até mesmo, à morte precoce, sem contar os prejuízos no convívio social. A situação piora quando o paciente passa a não responder aos medicamentos…

A Cannabis tem aberto novos caminhos para a população. A planta para fins terapêuticos ajuda pacientes a se tratarem de doenças, enquanto para fins recreativos aumenta a receita dos países, gerando emprego e oportunidades. Somente em 2019, a indústria deve crescer 220%! O relatório produzido pela Vangst, agência de recrutamento especializada no mercado canábico, divulgou alguns insights interessantes – por exemplo,…

Close